9 de mai. de 2007

Aperte as bochechas do Papa – II

Ok! Ninguém sabe quem é o Papa. Só sabem que o Brasil vai travar por cinco dias pois ele está chegando. Ninguém quer saber da religião. Somos católicos não praticantes. Somos católicos que pedem ajuda a Deus quando precisamos. Somos católicos agnósticos.

No país “mais católico do mundo”, 84,5% dos 181 milhões de brasileiros dizem seguir o catolicismo. Desses, 48% não sabem nem o nome do seu líder, o Papa Bento XVI, ou Joseph Ratzinger. Na verdade, 52% dizem “Bento XVI”, enquanto 39% nem arriscam dizer um nome.

Afinal, o que o Papa faz? Além de usar sapatos Prada e óculos de grife, o Papa é o supremo líder espiritual da Igreja Católica e também chefe do Estado do Vaticano e da Igreja Latina. Sucessor de São Pedro e vigário de Cristo, é ele quem aprova e preside as cerimônias de beatificação ou canonização – ele vem ao Brasil para, além de discutir alguns assuntos da atualidade, canonizar Frei Galvão, na próxima sexta-feira, 11. Atualmente, o papel político do Papa é exercer um cargo cerimonial, religioso e diplomático de importância grande. Muito grande.

E se quiser, até você pode ser um Papa. Qualquer homem batizado pode ser um, embora o mérito vá sempre para um cardeal. Quase um político - governador ou presidente, o Papa só é substituído quando morre ou decide deixar o cargo. E assim éramos no período de monarquia, só que, aí, o cargo ia de pai para filho. Para eleger o novo Papa, os cardeais se encontram e fazem uma mega votação, de vários dias, podendo demorar meses, para chegar em um decreto final. É o conclave. É a democracia.

O atual Sumo Pontífice é alemão, filho de um policial nazista e, com 14 anos, aderiu à Juventude Hitlerista. Era obrigatória, na época. Ponto. Dois anos depois, ele foi escolhido para participar do Exército Nazista Alemão. Ponto. Após assumir o poder, parece que a fama de celebridade instantânea subiu à sua cabeça e fez ele falar algumas besteiras. Criticou as novas leis que regulamentariam os casamentos homossexuais, antes, em setembro passado, citou um texto medieval que faz críticas a Maomé e diz que a religião islâmica foi disseminada pelo mundo por meio da violência. Aí o Papa provocou quem não deveria e, logo depois, se redimiu.

No Brasil, seu primeiro discurso falará do aborto, seguindo a linha do seu antecessor, João Paulo II. Aproveitando a vinda, também deve discursar em favor da prática de ações solidárias e atrair os jovens para o catolicismo.

Na verdade, essa visita é bem mais interesseira do que parece. O número de fiéis diminui (há quem diga que, agora, os brasileiros católicos são somente 60%). Aqui tem mulher bonita, homem bonito, sexo liberado, violência descarada, políticos corruptos, ladrões, funk, pornografia, pirataria, católicos, evangélicos, crentes, igrejas que roubam dinheiro, gente que rouba gravatas e, além de tudo, o Cristo Redenter, no Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa.

Particularmente, desconfio. O Papa quer a nossa Amazônia, nossa água, nossas terras e nossas pessoas. O Papa quer o Brasil. O Papa quer o mundo. O Papa é pop.

Obs: para quem quiser, foi publicada hoje uma matéria minha sobre o Papa no iG Educação. Clique aqui para ler.

4 comentários:

Anônimo disse...

sEMPRE desconfiei!
Husudus d+!

Anônimo disse...

O Brasil não vai parar, só são paulo (: . E só vai parar para que o papa possa se deslocar sem problemas no papamóvel. Quem achava que era por causa do Frei Galvão, se ferrou HAUAHAUA xD.

É estranho os homens falarem tanto do aborto, quem devia tebtar falar são as mulheres. Esses políticos que criam leis sem perguntar para os que se beneficiaram (ou não) delas ... .______.

Amei seu blog, ele é pop também HAUAHAU (Y) xD

;*********

Aline disse...

Aproveitou pra fazer uma propagandinha básica da sua matéria, não é, rapariga!

Anônimo disse...

Opa Caio, obrigado pelo comentário.. ri bastante dessa do Papa, não sou católico mas não discrimino quem seja (nem que me discrimine [sou evangélico]).

Respondendo o seu comentário no meu blog: Sim, eu quem faço os desenhos do meu blog... essa semana estarei postando o meu portfolio (eu tinha mas como tive de mudar de servidor tudo foi pro barro) e vc vai ver um monte que eu fiz.. qualquer coisa dá um toque ai pq por enquanto estou aprendendo hehehe.